Rocinha + Sustentável quer reduzir poluição e gerar renda para a comunidade

Alunos da PUC-Rio apresentaram, no dia 17 de janeiro, protótipos dos itens em desenvolvimento pelo projeto Rocinha + Sustentável. A iniciativa é uma das selecionadas em 2023 no segundo Edital InterCriar, que é parte do projeto apoiado pela Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a PUC-Rio, para incentivar inovações criadas por grupos interdisciplinares de alunos da graduação.

A professora orientadora Priscila Andrade e a designer Kallie Dias apresentaram os protótipos.

O projeto dos alunos do Rocinha + Sustentável propõe a criação de objetos, que serão vendidos como souvenires aos visitantes da comunidade, a partir de resíduos plásticos que são recolhidos por uma cooperativa de catadores composta por moradores da própria comunidade.

Os protótipos apresentados pelos alunos do Rocinha + Sustentável são pequenos objetos de recordação, usinados com a reciclagem dos resíduos, mostrando aspectos da paisagem do entorno, como vistas das edificações, o traçado do caminho principal, linhas do horizonte que contemplam as montanhas próximas e símbolos da cultura local. A proposta é colocar os objetos à venda em pontos em que há a visitação de turistas. A renda obtida será usada para custear os projetos sociais do Instituto Tamo Junto Rocinha (TMJ Rocinha), iniciativa que há dez anos promove interação entre os moradores do local e alunos da PUC – Rio.

“A Rocinha produz cerca de 170 toneladas de lixo por dia. É o equivalente ao peso de dez ônibus e quatro vans.” Isso é o que explica a designer Karina Dias, ou Kallie, integrante do Rocinha + Sustentável. “Parte desta coleta é revendida para a indústria, como é o caso do PET, o plástico mais reciclado no mundo. Mas materiais como o polipropileno, plástico presente nas tampinhas de garrafa, têm menor valor econômico e é com eles que queremos trabalhar”, afirma. O Rocinha + Sustentável age em parceria com catadores da Cooperativa Rocinha Recicla, que coletam esses materiais.

Resíduos plásticos que chegam ao LAB-SUSTEMP-PET, no subsolo do Ginásio Poliesportivo da Rocinha, podem ser derretidos, triturados e transformados em filamentos, para abastecer máquinas de impressão 3D. O projeto é fabricar em série nessas máquinas alguns dos protótipos apresentados pelos alunos da PUC-Rio. Entre eles, uma pequena escultura da rota turística na Estrada da Gávea; um kit de porta-copos encaixáveis, e um retrato em camadas, que representa as casas da Rocinha, com a Pedra da Gávea ao fundo. Estes itens serão vendidos em lojas próximas aos pontos turísticos da comunidade, ou pelos próprios guias turísticos locais.

Outro item de recordação idealizado pela equipe é o sabão ecológico, feito a partir do óleo reciclado no LAB-SUSTEMP-ÓLEO, também no subsolo do Ginásio. Para torná-lo também um souvenir, a proposta é embalar as barras como os outros protótipos, em papel reciclado, do LAB-SUSTEMP-PAPEL, estampado com a identidade visual do TMJ Rocinha.

Matriz do molde para fabricar sabão ecológico
Protótipo de embalagem para o sabão

Participam do Rocinha + Sustentável a designer egressa da PUC-Rio, Karina Dias, a mestranda em design Marcely Soares e a aluna de Comunicação Social Karina Vasconcelos. A professora orientadora é Priscila Andrade, do Departamento de Artes & Design.