Alunos lançam Rodas App, para conectar o skate social

Alunos da PUC-Rio lançaram no dia 14 de novembro um aplicativo para conectar skatistas a projetos comunitários. É o Rodas (Rede de Organizações, Doadores e Ações Sociais de Skatistas), que já está disponível na Apple Store e na Play Store.

Maria Skateboard e Bê, do Coletivo Skate Petrópolis

O Rodas App mapeia projetos sociais e coletivos ligados ao skate, facilitando a troca com voluntários e patrocinadores. Fortalecer as ações sociais ligadas à cultura do skate é o objetivo do trabalho, que foi apoiado pela Faperj no Edital InterCriar, que estimula as inovações de grupos de alunos de diferentes Centros da universidade.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do decano do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC), Sidnei Paciornik, que fez a entrega para os alunos dos diplomas de partição no Edital InterCriar, que é parte das iniciativas apoiadas pela Faperj no projeto “Ecossistema de Formação e Inovação para a Sociedade Digital, Inclusiva e Sustentável”. Sidnei parabenizou os alunos pelo desenvolvimento do Rodas App.

A professora Cláudia Pereira, coordenadora do LabJuX (Laboratório de Culturas Midiáticas das Juventudes, do Departamento de Comunicação), também destacou a importância da parceria entre a Faperj e a PUC-Rio para o desenvolvimento do Rodas App.

“Entrar no edital InterCriar, abriu um caminho para a gente materializar nossa pesquisa. Transformar o projeto Rodas em um aplicativo só foi possível por conta do edital. Essa iniciativa da Faperj de estimular os alunos de graduação a entrarem nos editais, aprenderem como buscar financiamento para ideias, é fundamental. Isso é uma materialização desse esforço todo e desse incentivo que recebemos por meio do edital”, afirmou Cláudia.

O aplicativo foi desenvolvido pelos alunos Lara Pereira, de Psicologia; Gabriel Goulart, de Artes e Design; e Maria Eduarda Chagas, de Jornalismo. O ponto de partida para o App foi uma pesquisa que mapeou e observou projetos sociais voltados para o skate na cidade do Rio e suas principais necessidades.

Os líderes do Instituto Ademáfia, Ademar Luquinhas, e Maria Luiza Borges, do Coletivo Skate Petrópolis, foram alguns dos skatistas com projetos sociais que estiveram no lançamento do aplicativo, na PUC-Rio.

Ademar Luquinhas, líder do skate social

Ademar Luquinhas, um dos nomes mais importantes do skate brasileiro, enfatizou a importância da Universidade no apoio de iniciativas sociais. “Acho que é uma boa oportunidade para os projetos entenderem que é importante nos conectarmos para além da comunidade. Não temos acesso, na comunidade, ao aparato disponível na Universidade. A troca de experiências também é muito importante, para os projetos verem novas oportunidades e a universidade entender que o nosso trabalho é fundamental para a sociedade. Unir forças é sempre o melhor caminho. Queremos criar esse acesso e essa via de mão dupla”, afirmou.

Já para Maria Luiza Borges, conhecida como “Maria Skateboard”, skatista e estudante de direito, o Rodas App será muito importante para o Coletivo Skate Petrópolis, onde tem atuação social. “O skate sempre foi marginalizado, mas hoje conseguimos entender que é uma cultura muito inclusiva, que vai muito além do esporte. O skate nos dá a possibilidade de ver o mundo com outros olhos. Oportunidades como essas de mostrar nossas experiências são importantes para movimentar a cena e incentivar”, declarou.

Ela conta que começou o projeto de incentivo ao skate feminino há 10 anos. “Eu nunca imaginei que eu fosse me tornar professora de skate, e estar dentro de uma Universidade falando sobre o assunto é algo que, há alguns anos, seria muito difícil”, concluiu.

Outros líderes do skate social presentes no lançamento do Rodas App foram Cleber Almeida (Estação Skate), Cristina Teixeira (Coletivo Skate Maré), Davi Medeiros (Coletivo Skate Petrópolis), Godson Antunes, o “Da Flor” (Coletivo Cocotá), Guilherme dos Santos (Coletivo Skate Maré), Jacob Cassiano (Estação Skate), Michelle Ramos (Coletivo Cocotá), Tiago Cícero Taveira, o “Tiago Maia” (Coletivo Skate Maré) e Wilson de Souza, o “Wilbor” (Coletivo XV).