II Colóquio Internacional de Filosofia da Tecnologia da PUC-Rio abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o II Colóquio Internacional de Filosofia da Tecnologia da PUC-Rio, nos dias 20, 21 e 22 de março. O ciclo de palestras vai ser realizado de quarta à sexta, de 9h às 18h, e terá painéis, mesas temáticas e conferências ao final de cada dia. O evento será no Auditório Padre Anchieta, e também terá transmissão online integralmente. As inscrições são grátis, e podem ser realizadas pelo site https://www.even3.com.br/ii-coloquio-filtec/.

O encontro pretende elaborar o tema “A Tecnologia e os Limites da Linguagem”, em diálogo com diversos campos de estudo, e para isso conta com palestrantes de diferentes áreas de pesquisa, países e universidades. São apoiadores financeiros a Faperj, CAPES, Radboud University, da Holanda, o CNPq e o Departamento de Filosofia da PUC-Rio.

Os painéis e mesas de apresentação serão compostos por três apresentadores e um moderador. A dinâmica foi pensada para que, mesmo alunos e professores que não integrem as mesas, mas tenham pesquisas sobre os temas, possam atuar na mediação, interlocução e compilação das discussões. Confira a programação dos três dias:

Quarta-feira, 20/03

9h – 10h | Abertura

10h – 12h | Mesa 1: As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento

14h – 16h | Mesa 2: Desafios para a Educação no Século XXI

16h30 – 18h | Conferência 1 – Erin Glass

Quinta-feira, 21/03

9h – 10h | Painel 1: Reflexões sobre Formação Escolar e Cultura Digital no Ensino Médio Brasileiro

10h – 12h | Mesa 3: Tecnologia, Comunicação e Linguagem

14h – 16h | Mesa 4: Do analógico ao digital

16h30 – 18h | Conferência 2: Lucia Santaella e Winfried Nöth

Sexta-feira, 22/03

9h-10h | Painel 2: Apresentação de Dados sobre Cultura Digital Colhidos no CIEP Ayrton Senna (Rocinha)

10h – 12h | Mesa 5: Novas subjetividades: Pós-humanismo e Transumanismo

14h – 15:30 | Conferência 3 – Mark Coeckelbergh

16h – 18h | Mesa 6: Tecnologia e discurso sobre o clima

Apresentadores terão 30 minutos de fala, e vão abrir para debate  ao final das apresentações, durante 30 minutos. Nos painéis, os expositores terão 15 minutos para falar, e 15 minutos serão reservados à interação com o público. As conferências finais terão duração de uma hora, com 30 minutos de discussão.