Inovação e interação com a sociedade são fundamentais para Jorge Audy, do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS

Sidnei Paciornik, Jorge Audy e Gustavo Robichez, que participaram do fórum Diálogos de Inovação

Com longa experiência em inovação e interdisciplinaridade no ambiente acadêmico, o professor Jorge Audy, da PUCRS, veio ao Rio de Janeiro para o fórum “Diálogos de Inovação”, no dia 7 de julho.

Audy é Superintendente de Inovação e Desenvolvimento do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o TECNOPUC. O ecossistema reúne mais de 250 organizações. Entre elas, empresas como Dell, Hewlett-Packard (HP), Microsoft, Stefanini IT Solutions, ThoughtWorks, Ubisoft e TravelExplorer. A comunidade articulada engloba ainda centros de pesquisa, startups e entidades profissionais e empresariais.

Entre os serviços oferecidos pelo TECNOPUC, estão o Crialab, laboratório de criatividade; o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (IDEIA), que funciona de forma interna e externa; o TECNA, um Centro de Produção Audiovisual; o Legacy, uma empresa de consultoria criada por alunos.

A PUCRS desempenha um papel fundamental como elo de inovação dentro das etapas produtivas da indústria em sua região. No fórum, o professor Jorge Audy destacou as oportunidades de desenvolvimento colaborativo e socioeconômico. “Nesse momento que vivemos, quando falamos de inovação, necessariamente estamos falando de colaboração, ou seja, de fazer juntos”. Audy afirmou que colaboração, como sinônimo de inovação, oferece oportunidades de compartilhar e aprender. “Podemos unir perspectivas e experiências culturais das nossas instituições na construção desses novos modelos na área de educação, ensino e pesquisa, inovação e interação com a sociedade”, disse.

Hoje, o TECNOPUC forma um ecossistema com mais de 6.500 pessoas que movimentam o Parque diariamente. Mas a ideia surgiu na década de 1980, com o Programa Mil Mestres e Doutores da PUCRS. Em 2013, a atuação empreendedora da universidade transformou a área em um foco de crescimento do TECNOPUC. “Nós temos oportunidades relevantes hoje de desenvolvimento de novos modelos de atuação das nossas universidades, com a dimensão de atuação junto a sociedade, de inovação e de vetor de desenvolvimento socioeconômico nas comunidades onde atuamos”, destacou Audy.