Diretor do Polifactory, em Milão, professor Stefano Maffei, defende interação entre tecnologia e design

Da Itália até o Brasil, o fórum “Diálogos de Inovação” reuniu profissionais como o professor Stefano Maffei, da Politecnico di Milano, que veio à PUC-Rio para compartilhar experiências em cultura de inovação institucional e espaços interdisciplinares, na sexta-feira, dia 7 de julho.

Professor Sidnei Paciornik, professor Stefano Maffei e professor Claudio Magalhães, no fórum Diálogos de Inovação

Maffei é diretor científico do Polifactory, um makerspace e Fab Lab onde desenvolve um trabalho de pesquisa multidisciplinar. Durante o fórum, o professor compartilhou a experiência do laboratório italiano dentro da realidade da União Europeia. “Nós temos muito a ganhar com aprendizados de diferentes contextos culturais. Eu tenho aprendido muito, em interações que são produtivas para ambos os lados”, disse.

Segundo ele, o Polifactory é um espaço totalmente dedicado à inovação, sustentado pela pesquisa competitiva em nível nacional e europeu, e por projetos de consultoria com instituições e empresas. Fundado em 2015, o makerspace explora a relação entre design, novos modelos de produção e tecnologia.

Entre os projetos apresentados por Maffei, está La Cucina Collaborativa, um sistema de doação de alimentos no contexto da pandemia de Covid-19. Outra iniciativa, batizada de La Meneghina, gerou uma bicicleta democrática para a cidade de Milão com base em um projeto open source.

La Meneghina, projeto do Polifactory (Foto: Paolo Marasi & Emanuele Barbaro)

O Polifactory trabalha com empresas e parceiros a partir de casos reais. Maffei destacou que há demanda interna e externa para este tipo de serviço dentro das universidades, o que estimula a cultura de inovação. “É essencial engajar diferentes comunidades e alunos. As iniciativas de diálogo são incentivadas pelo próprio mercado”, afirmou.