Os desafios das cidades são multidisciplinares

O professor Luiz Camillo Osorio, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e membro do Comitê Gestor do InterCriar, iniciativa apoiada pela Faperj para fomentar inovação e interdisciplinaridade na graduação da PUC-Rio, acredita que a interdisciplinaridade estimula novas formas de conhecimento, a partir de uma convivência plural entre os alunos.

Foi com essa premissa que o edital InterCriar foi lançado em julho, para que grupos de alunos, de pelo menos dois Centros da PUC-Rio, apresentassem projetos de produtos ou serviços que tragam soluções a problemas urbanos dentro do tema “Cidades Inteligentes”.

“Olhando para o tipo de desafio e convivência que os alunos da PUC são colocados diariamente, é natural que eles pensem na pluralidade em um projeto de cidade inteligente. Um projeto que abriga esses dois ambientes tão desafiadores, a Rocinha e o Leblon. A PUC está entre esses dois ambientes”, afirma o professor.

Onze equipes inscreveram propostas e, atualmente, seis estão em fase de análise final para iniciarem seus trabalhos, enquanto cinco não foram classificadas.

Na entrevista concedida para o site, disponível no Youtube, Camillo comentou o que espera dos projetos multidisciplinares.

Confira: