PUC-Rio vai anunciar projetos de inovação do InterCriar

23 de setembro de 2022
Grupos interdisciplinares de alunos inscreveram projetos na PUC-Rio. Novo reitor, padre Anderson Antonio Pedroso fez lançamento da iniciativa

InterCriar está prestes a anunciar as primeiras equipes de alunos que irão participar do projeto interdisciplinar de inovação da PUC Rio. A iniciativa faz parte do Ecossistema de Formação e Inovação para a Sociedade Digital Inclusiva e Sustentável, projeto que foi lançado em julho, na mesma ocasião do lançamento do Parque de Inovação da Gávea.

Vídeo com reportagem feita no dia do lançamento está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CFWlhPGajbk, canal da TV PUC-Rio. Na ocasião, o novo reitor, padre Anderson Antonio Pedroso, destacou a importância das duas iniciativas, que contam com o apoio da Faperj.

Para falar do Ecossistema, fizeram uso da palavra os professores Marcelo Gattass, coordenador do projeto e membro do Instituto Tecgraf da PUC-Rio, e o professor Sidnei Paciornik, decano do CTC e professor do Departamento de Engenharia Química e de Materiais.

O projeto se estrutura em torno de dois espaços: o InovaFab, para alunos de graduação de todas as disciplinas da Universidade, e o DHLab, mais voltado a alunos de pós-graduação de Ciências Humanas e Sociais. Também estão envolvidos a Agência de Inovação (AGI) e o Instituto Gênesis, pioneiro no desenvolvimento de startups em ambientes universitários cariocas.

Sidnei Paciornik, coordenador do InovaFAb, explicou o funcionamento do projeto, que teve seu primeiro edital lançado em julho, o que resultou na inscrição de 11 propostas até o encerramento das inscrições, no final de agosto. As propostas, dentro do edital do InterCriar, têm como tema “Cidades Inteligentes”, apresentam soluções para problemas urbanos, sendo sempre desenvolvidas por alunos de pelo menos dois Centros diferentes da PUC-Rio. “As propostas selecionadas serão patrocinadas para desenvolvimento no InovaFab, e poderão passar por três níveis. Os projetos começam pelo nível micro. Desses, os melhores vão para a segunda etapa, nível meso, e aqueles que se destacarem poderão se transformar em startups, incubados pelo Instituto Gênesis”, concluiu Sidnei.

InovaFab será um espaço maker de 400 metros quadrados, com área de coworking e diversos laboratórios específicos de fabricação com tecnologias como impressão 3D, Internet das Coisas (IoT), braço robótico, corte a laser e eletrônica vestível. Já o DHLab, Digital Humanities Lab, é coordenado pela professora Monica Herz, e visa trazer os conhecimentos do mundo digital para alunos de pós-graduação, pesquisadores e professores da área de Ciências Humanas e Sociais.

Para padre Anderson Antonio Pedroso, as iniciativas lançadas em seu primeiro dia como novo reitor destacam o espírito universitário da PUC. “Este lançamento de projetos marca um momento de muita unidade na diversidade que á a nossa universidade. A Faperj está nos dando essa oportunidade de uma convergência muito grande de esforços”, afirmou.

Padre Anderson Pedroso acredita que projeto de inovação estimula novos talentos da universidade (Foto: DiPo)

Mauricio Guedes, diretor da Faperj, enfatizou que pontos de encontro são essenciais para que novas ideias surjam. “O campus da PUC é uma jóia do Rio de Janeiro e do Brasil, é um local extremamente aprazível e que funciona como um ponto de encontro de ideias e realizações. Eu tenho certeza de que haverá muito sucesso para as iniciativas lançadas hoje”, acrescentou.

O diretor do Instituto Gênesis, João Gabriel Hargreaves, mostrou projeções de como será o Parque de Inovação da Gávea, que deve ser concluído até o final deste ano. Para marcar o início das construções, foi lançada uma pedra fundamental e enterrada uma capsula do tempo, sendo que essa só deverá ser aberta em 2040, quando a PUC completará seu primeiro centenário. A capsula contém documentos sobre o Parque e imagens feitas no dia de seu lançamento. Para Hargreaves, o modo como imaginamos o futuro modifica o próprio presente, contribuindo para que já construamos uma realidade melhor nos dias atuais.