Instituto Gênesis de portas abertas para projetos do InterCriar

Cinco grupos passaram para a segunda etapa do InterCriar, e foram selecionados para desenvolver seus projetos com a ajuda do Instituto Gênesis PUC-Rio. Trata-se de uma parceria firmada entre o InterCriar, iniciativa da Faperj para fomentar inovação e interdisciplinaridade na PUC-Rio, e o Gênesis, unidade complementar da universidade voltada para a formação de empreendedores.

Desde o dia 3 de junho, as equipes Boat Surf, Empáticos Academy, Dica de Inclusão e Pequi participam do Lab Gênesis, um laboratório de ideias que oferece acompanhamento com profissionais do instituto, de diversas áreas. O programa tem duração de 10 semanas, e a ideia é que os grupos finalizem a experiência com projetos prontos para o mercado.

O laboratório segue um Plano de Desenvolvimento do Empreendimento (PDE), dividido em três encontros, e contam com um banco de cerca de 30 profissionais das áreas de design thinking, modelagem de negócios, jurídico, UX Design, inovação, entre outras. No fim, os projetos são avaliados por uma banca de aprovação.

— O primeiro passo é avaliar quais consultorias serão oferecidas para cada grupo estruturar um modelo de negócios. Depois, planejamos novas metas para desenvolverem um MVP testado junto a potenciais clientes. Por último, auxiliamos os grupos a criarem um pitch de vendas para apresentar aquele produto ao público — explica a Coordenadora de Projetos e Processos do Gênesis, Paula Araújo.