Despertador conectado ao clima, trânsito e aos amigos é projeto do edital InterCriar

O grupo Despertador do Clima, finalista do segundo Edital InterCriar, apresentou um protótipo pensado para facilitar a rotina de atletas e pessoas que praticam atividades ao ar livre. “Sync” é o aplicativo que oferece aos usuários a possibilidade de programar alarmes conforme as condições climáticas, e de compartilhá-los com os amigos. O projeto foi criado pelos alunos Nicole Munro, de Engenharia de Produção, e Daniel Furtado, de Design, e é parte do Projeto Ecossistema de Formação e Inovação para a Sociedade Digital Inclusiva e Sustentável, fomentado pela da Faperj.

A proposta é unir a função de um despertador comum a fontes meteorológicas confiáveis, para criar uma ferramenta que atenda aos interesses de cada usuário. Uma pessoa que tem o hábito de correr pela manhã, por exemplo, pode programar o alarme para disparar às 6h. Mas se as condições climáticas não forem ideais, como em casos de chuva ou alagamento, o usuário pode escolher deixar o despertador para mais tarde e até desligado.

O nome “Sync” vem de sincronia, já que o aplicativo também oferece a opção de conectar os horários de duas ou mais pessoas. Nicole explica que esta função pode ser útil quando pensada na realidade de equipes e em atividades coletivas.

— Você pode criar um nome, adicionar uma descrição, determinar os dias da semana e condições climáticas para o alarme tocar, e convidar outros usuários para aderir. Assim, quando você acordar, pode ver quais colegas também despertaram.

Além de atletas, o Sync também deve servir a turistas e pessoas que moram longe do local de trabalho. Isso porque o aplicativo se propõe a ser conectado a redes de navegação em tempo real, a fim de calcular o horário de partida ideal para o usuário, considerando o trânsito e o tempo que leva para se preparar. Outra função que o grupo pretende acrescentar ao despertador é o acompanhamento de marés, para incluir atletas aquáticos.

Atualmente, o Sync está em fase de testes para iOS e Android, mas ainda não está disponível nas lojas de aplicativos.