Publicações

White papers apresentam informações relevantes sobre determinados temas, atualizando lideranças para apoiar processos de tomada de decisão. Aqui, tratam-se de textos ligados à inovação em sentido lato (incremental/radical; produto, processo etc.; social, tecnológica etc).

As opiniões dos autores das publicações contidas nesta página não refletem necessariamente a opinião da universidade.

PUC-RIO IMPULSIONANDO A INOVAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO SOCIAL COM SEU ETHOS COMUNITÁRIO

O ecossistema de inovação, composto por instituições e pessoas, opera de forma dinâmica e fluida, demandando agendas compartilhadas ao desenvolvimento regional. A PUC-Rio, com seu ethos comunitário e empreendedor, exemplifica essa articulação e integração, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico ao passo que forma sujeitos crítico-reflexivos em importantes cenários de ensino-aprendizagem.


Construir hoje um futuro sustentável: é possível? E qual o papel da PUC-Rio neste contexto?

Em nossa contemporaneidade, marcada por avanços científicos e tecnológicos sem precedentes, a sociedade se depara com um dilema similar: como navegar pelas complexas correntes do desenvolvimento sem repetir os erros do passado? Como construir um futuro próspero e sustentável para todos, sem comprometer a saúde do planeta e a qualidade de vida das próximas gerações?


USO DA TERRA – Restauração e o mercado voluntário de carbono: desafios e oportunidades para o Brasil

Atualmente, 15% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) vem do desmatamento de florestas tropicais.


SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA no Contexto da Emergência Climática: Ação ou Distração

Quando problemas abstratos se concretizam a olhos vistos, ignorá-los passa a ser uma tarefa mais difícil.


SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA como condutora de inovação e rentabilidade

A sustentabilidade como conceito começou a fazer parte do léxico do mundo corporativo nos anos 1990, quando o termo "sustentável" tornou-se adjetivo de desenvolvimento. Desde então, as empresas passaram a ser cada vez mais cobradas a operar “sustentavelmente” e a assumir compromissos socioambientais.


<
Tire aqui as suas dúvidas.